Sentimento do Mundo - Carlos Drummond de Andrade
Sentimento do mundo é o terceiro livro de poemas de Carlos Drummond de Andrade, publicado em 1940, escrito após Alguma poesia (1930) e Brejo das almas (1934). Drummond, considerado pela crítica nacional um dos maiores poetas brasileiros, mostra nessa obra sua faceta mais madura e atenta às fragilidades e angústias humanas.
Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis
Memórias Póstumas de Brás Cubas é um romance escrito por Machado de Assis, desenvolvido em princípio como folhetim, de março a dezembro de 1880, na Revista Brasileira, para, no ano seguinte, ser publicado como livro, pela então Tipografia Nacional.
O livro marca um tom cáustico e novo estilo na obra de Machado de Assis, bem como audácia e inovação temática no cenário literário nacional, que o fez receber, à época, resenhas estranhadas. Confessando adotar a "forma livre" de Laurence Sterne em seu Tristram Shandy (1759-67), ou de Xavier de Maistre, o autor, com Memórias Póstumas, rompe com a narração linear e objetivista de autores proeminentes da época como Flaubert e Zola para retratar o Rio de Janeiro e sua época em geral com pessimismo, ironia e indiferença — um dos fatores que fizeram com que fosse amplamente considerada a obra que iniciou o Realismo no Brasil.
O Cortiço - Aloísio Azevedo
O Cortiço é um romance naturalista do brasileiro Aluísio Azevedo publicado em 1890 que denuncia a exploração e as péssimas condições de vida dos moradores das estalagens ou dos cortiços cariocas do final do século XIX.
Capitães de Areia - Jorge Amado
Capitães da Areia é um romance de autoria do escritor brasileiro Jorge Amado, selecionado em 1937. O livro retrata a vida de um grupo de menores abandonados, chamados de "Capitães da Areia", ambientado na cidade de Salvador dos anos 1930.

Capricorniana
Blogueira Aposentada de volta ao trabalho
Amante da Literatura
Futura Engenheira Ambiental
Nenhum comentário:
Postar um comentário